2010-11-11

MICOSE. Tinha. Tinea Corporis. Impingem,

Atenção: Texto incompleto.
(Quando o texto estiver completo esta nota será apagada)

A intenção deste texto não é fornecer uma receita para tratar micoses; é preparar o leitor para todas as eventualidades em caso de ser afectado por micose.

Dicas para tratar micoses, você encontra Neste Texto; E Neste; E Neste...



Aqui também vão ficar algumas dicas de tratamentos para micoses, mas essa não é a função principal deste post.
Leia-o com calma e atenção, sobretudo se tiver alguma micose, porque lhe pode ser muito útil... e opte pelo tratamento que lhe parecer melhor e lhe inspirar mais confiança (ou resultar melhor no seu caso).
O que aconteceu comigo não acontece em todos os casos, pode não acontecer consigo, mas acontece em muitos casos; por isso convém informar e avisar.
Aqui vão ficar registadas as minhas conclusões. Espero que sejam úteis a muita gente.

Tinea Corporis

Quando alguém lhe indicar um tratamento para Impingem ou Tinha do corpo, Tinea Corporis, micose causado pelo fungo Trichophyton, pergunte se essa pessoa já teve alguma Impingem daquelas bem agressivas.

Eu tive agora uma micose dessas e posso assegurar-vos que, antes de passar por isso, ninguém faz ideia de como é.



Esta é uma foto da minha Micose, Impingem, Tinha do Corpo, Tinea Corporis, micose causado pelo fungo Trichophyton, cerca de 8 dias depois de ter surgido, quando identifiquei e comecei o tratamento.

Neste texto sobre doenças de pele encontra-se uma boa descrição e fotos que ajudam a identificar o tipo de micose.

Não sei como peguei esta micose. Tenho algumas suspeitas, mas só isso. No entanto, há alguns elementos que conferem com o que se diz, habitualmente, quanto à baixa da imunidade e sua relação com este tipo de contágios (com a probabilidade de se ser afectado por estas ou outras doenças): eu ainda não tinha curado, completamente, uma constipação que me trouxe uma crise terrível de sinusite e renite alérgicas, e estava, realmente, com a imunidade em baixo. Dava para perceber.

Esta micose apareceu como uma pequena lesão, redonda, de cerca de 1 cm de diâmetro, com ligeira escamação. Pensei que fosse picada de insecto e a respectiva reacção localizada.
Dada a sua localização no braço, em zona que a gente não vê se não for olhar, só dei por ela porque provocou uma ligeira comichão (coceirinha). Coloquei um pouco de tintura de cravinho como faço, habitualmente, em casos de afecções por picadas de insectos e outras. Como a comichão passou, não liguei mais importância, porque me acontece, muitas vezes, ter pequenas coisas deste tipo que desaparecem com uma única aplicação de tintura de cravinho... Porém, não foi o caso; passados 3 ou 4 dias (ou mais) voltei a sentir comichão.


Nessa altura já a Impingem, a Micose,  tinha aspecto semelhante ao da foto acima, mas um pouco mais pequena, com menos de 2 cm de diâmetro.

Comecei a tratar, com  os meus próprios recursos é claro, mas a Micose, a Impingem, (que eu ainda não sabia o que era) não cedia a nada, não apresentava melhoras, piorava de dia para dia.

Consegui identificar o que era, que era micose, que era Tinha, passados 3 dias desde o início do tratamento; melhor dizendo: ao fim de 3 dias de tentativas de tratamento, sem resultados. Significa isto que só identifiquei a micose cerca de uma semana depois daquela ligeira comichão referida acima...
Por saber que era contagioso e difícil de curar, decidi "atacar" com tudo o que tinha à mão (que, na altura, era pouca coisa).

Não tenho acesso à folha de mandioca e, por isso, passei a fazer um chá com várias plantas antimicóticas e antiinflamatórias (alecrim, arruda, alho, cebola, *cenoura, carqueja, tomilho, eucalipto...). Juntava, a esse chá, no momento de aplicar no braço, 2 gotas de cada uma das minhas tinturas e também 2 gotas de melaleuca viridiflora (niaouli) e depois de lavar demoradamente com o chá, aplicava um creme.



Mas notava que o efeito desses tratamentos, quando eles resultavam, durava pouco mais de 3 horas.
Se, passadas essas 3 horas, não repetisse o tratamento voltava o incómodo (não se pode dizer que fosse, propriamente, comichão) e a sensação de que a micose aproveitava para crescer um pouco mais... Portanto, todas as noites piorava.
Eu tinha em casa uma pomada anti-micótica (nem me lembro por que motivo a comprei) e fui à Farmácia, em busca de alguma coisa muito boa, que pudesse existir, para micoses e que eu desconhecesse; acabei comprando outra pomada anti-micótica, para aplicar de noite, pensando que talvez o efeito dessas pomadas fosse mais duradoiro do que o dos meus tratamentos caseiros. Foi "pior a emenda do que o soneto". Acordava com os lábios inchados, sobretudo o lábio superior, a boca encheu-se-me de lesões (pequenas úlceras) e sabia-me às pomadas.
Sentia-me realmente doente. Foi horrível! Até a tossezinha que me ficara da constipação, a que eu não ligava porque não tossia de noite, se agravou e passou a autênticos ataques de tosse que me acometia sobretudo durante a noite...

Antes de me indicar e vender a pomada anti-micótica, o farmacêutico proferiu a "frase convencional": -"devia ir ao médico"... Mas foi-me contando que ele próprio acabara de ter uma "coisa dessas" num pé; incomodava imenso, fazia comichão, esteve muito feia... mas acabou por curar. Foi ao médico e marcaram-lhe uma consulta para dermatologia, cuja data seria dali a alguns (poucos) dias. E concluiu: "Acha que eu vou á consulta, agora, depois disto curado?" "O que é que vou lá fazer?" "Não vou, claro!"
Fiquei mais esclarecida sobre e (in)utilidade de ir ao médico. Mas isto não pode ser, pelos motivos que enumerarei abaixo!

Voltando ao Tratamento:

Para a tosse comprei um xarope de abeto e voltei aos caldos de agrião. Passou em poucos dias.
Quanto à micose...







Nestas fotos é possível ver o inchaço do braço devido á dermatite, do lado onde se instalou a micose, e a pele muito afectada, cheia de bolhinhas inclusive, do outro lado do braço.

O resultado, no braço, foi eu ter ficado com uma extensa dermatite alérgica de contacto (segundo o diagnóstico das dermatologistas do Hospital), como documentam as fotos acima.
Ao fim de pouco mais de dez dias de eu ter percebido a micose, o braço passou a estar permanentemente inchado e vermelho, primeiro numa pequena área contígua à micose, com extensão não superior a 4 ou 5 cm. Mas esses inchaço e vermelhidão iam-se agravando e crescendo de dia para dia, até atingirem a quase totalidade do braço e terem o aspecto que as fotos documentam... Assustador!




Tratamento E Resultados, Passo a Passo

No início do tratamento da micose apliquei o chá descrito acima.
O tratamento sempre provocava alguma reacção e, por isso, aplicava um creme para aliviar. Usei vários cremes e pomadas incluindo VicksVaporub e um creme de Aloé com 97% de Aloé. Os cremes aliviavam, realmente, aquando da primeira aplicação, mas depois deixavam de fazer efeito ou, nalguns casos, contribuiam para piorar.
Depois da reacção à aplicação do tratamento, que eu tentava aliviar com algum creme, sentia-me muito bem... durante cerca de 3 horas, ou um pouco mais... Passado esse tempo, voltava tudo ao mesmo e não havia verdadeiramente melhoras (não parecia haver).
Houve 2 dias em que percebi melhoras animadoras. Foi quando apliquei um dente de alho esmagado, sobre a micose, que mantive, preso com um penso, durante cerca de 2 horas, e num outro dia em que repeti os tratamentos, com o chá e os cremes, várias vezes ao dia. Mas de noite tudo piorava. Notei que piorou menos quando apliquei o alho...

Porém, no dia a seguir, acho que confiei demais nos resultados, nas melhoras, e descurei um pouco o tratamento... Passados 2 dias voltei a aplicar o alho mas, devido a uma série de pequenos contratempos, deixei durante quase 6 horas e queimou (como é normal acontecer com o alho) e como se pode perceber na primeira foto acima. Desisti deste tratamento (com o alho), por temer o agravamento da queimadura...

O tratamento desta micose foi um verdadeiro drama. É verdade que eu fiz alguns disparates a evitar, de todo (que listarei no final do texto). Mas a demora da cura, apesar da insistência nos tratamentos,  deixou-me em grande confusão, algumas vezes sem saber o que fazer...

No início usei as pomadas anti-miocóticas, à noite, mas logo me arrependi e deixei de usar. Para além dos efeitos colaterais referidos acima, a micose piorava mais quando eu aplicava as pomadas do que quando fazia o "meu" tratamento caseiro.
Foi burrice minha ter usado as pomadas porque, neste texto sobre micoses, que eu escrevi, pode ler-se:
- "Evite tomar os medicamentos mais comuns que são usados para estes casos, porque fazem mais mal do que bem."
- "Nalguns casos, estes produtos dificultam a cura, porque, fazendo mal ao organismo, prejudicam a recuperação e saúde dos tecidos, logo, a sua capacidade de imunidade às afecções."
Portanto, sabendo isto, deveria ter imaginado que o mesmo se poderia aplicar às pomadas anti-micóticas...

Na tentativa de acertar com o tratamento (que eu esperava e queria de efeito rápido o que, agora, me parece impossível) fui pesquisando, na NET, tudo sobre micoses. Os resultados das pesquisas nem sempre foram compensadores, mas fui encontrando algumas coisas que ajudaram a perceber melhor a situação.
OS RESULTADOS DAS PESQUISAS, NA NET.

Sobre micoses e seu tratamento encontrei muitas generalidades, inúteis para o meu tratamento, mas também encontrei textos com alguma utilidade para perceber, em parte, o que se passava.
Vejamos:
1. Há um texto que copiei e de cujo não tenho o link, onde se diz, nomeadamente, isto:
- ". Os princípios activos das medicações antifúngicas são o miconazol, o clotrimazol, o econazol e quetoconazol.

(...) Podem decorrer vários dias até que os cremes antifúngicos produzam efeito (...)"
2. Noutro texto podemos ler:
- "Os ingredientes mais comuns encontrados nesses cremes e outras preparações tópicas são, clotrimazol, econazole, cetoconazol, miconazol, sulconazole, terbinafina, amorolfina e griseofulvina. Esses cremes podem, por vezes, danificar as células humanas, enquanto vai destruindo as células fúngicas. Isso pode causar alguns efeitos colaterais menores, como, prurido e sensação de ardor. (para mim tinham de ser os efeitos colaterais MAIORES?)
3. Noutro local encontrei isto:
- "todos os antimicóticos também actuam sobre as restantes células sendo, por isso, tóxicos e obrigando à administração de pequenas doses".


Uma das minhas pomadas antimicóticas contém o "nitrato de Econazol"; e a outra (a que comprei agora) contém clotrimazol...
Portanto, conclui-se (e eu confirmei) que os cremes anti-fúgicos (pelo menos os que eu usei) não tratam a micose (desde o início do tratamento???)... mas atacam e afectam a saúde da pele e a sua capacidade de resistir às micoses... e ao tratamento. Pior: produzem sintomas de intoxicação interna e aumentam, muito, o mau-estar de quem as usa, prejudicando a recuperação e a cura.

Algumas questões, elementares mas não óbvias, a ter em conta nestas situações.

Os agentes causadores das micoses, os fungos, andam por aí, no meio ambiente e não só, convivendo conosco, e com os animais diariamente e "pacificamente" na maior parte dos casos... e alguns fazem parte do nosso organismo, tal como acontece com as bactérias.
Quando há situações de desequilibrio a favor  dos fungos, somos afectados por micoses; quando há desequilíbrio a favor das bactérias, somos afectados por infecções bacterianas. Sendo certo que uma pele medianamente saudável (e um sistema imunitário equilibrado) é muito menos susceptível de apanhar micose ou infecção, mesmo que em contacto com os respectivos agentes.
Também é sabido que as bactérias combatem os fungos e vice-versa. Portanto, quando estamos a fazer tratamento para micoses, há que ter cuidado para não exagerar e não apanhar infecção bacteriana e vice versa: quando estamos a fazer tratamento para infecção bacteriana, a tomar ou a aplicar antibióticos, temos de ter cuidado para não sermos afectados por fungos (micoses). Aliás, os antibióticos, em pomada ou comprimidos, costumam, nalguns casos, conter esse alerta: Não se deve prolongar o tratamento por muito tempo para não ocorrrer micose (por candida). Se o tratamento não resulta é porque o antibiótico não é o mais adequado.

Por isso, e não só, comecei a tomar levedura de cerveja e lactobacilos (para repôr a flora intestinal, o que é sempre importante em qualquer infecção ou afecção); porque sei que a cura depende muito do bom estado da pele; para reforçar as bactérias e permitir que a pele melhor pudesse resistir aos "ataques" dos fungos e também do tratamento.
Confesso que tive tentação de abrir uma cápsula de lactobacilos e espalhar na micose... Mas ainda bem que não o fiz. Primeiro porque, nessa altura, já era o desespero a falar e o desespero é mau conselheiro: o que mais me afectava era a dermatite alérgica e não a micose, que ficou quase confinada à sua área inicial, como se pode ver nas fotos abaixo; segundo porque estes lactobacilos têm, também, um estafilococos e a probabilidade de infecção seria maior...
Tomei ainda, a conselho da naturista (loja de produtos naturais), Equinácea e Vitamina C, para reforçar o sistema imunitário.
Também fiz, por 3 vezes (o que é bem pouco como tratamento) o meu batido de Aloé ou Babosa, usando uma folha inteira, das grandes, e tomando duma só vez.
Para as feridinhas na boca, referidas acima, (que eu julgo terem sido provocadas pelo uso das pomadas) fiz o meu sumo (suco) de beterraba vermelha, 2 vezes (o que também é muito pouco como tratamento) e elas sumiram.... mas a micose não melhorou tão consideravelmente quanto eu queria...
E ainda decidi voltar ao meu pequeno almoço de cereais (com chá) onde junto levedura de cerveja em pó, gérmen de trigo moído, farelo de aveia... porque, quando tomo esse pequeno almoço com regularidade, o aspecto da minha pele melhora muito e o funcionamento do intestino é regular. Portanto, só podia ajudar na cura... Agora decidi juntar ,também, sementes de linhaça...

O tempo que demorou a cura
A micose terá aparecido por volta do dia 20 de Setembro (as primeiras fotos datam de 28 de Setembro);
A dermatite piorou muito a partir do 15º dia e durante cerca de 10 dias, mesmo depois de eu ter ido, por 2 vezes, ao hospital;
Mas tudo desapareceu dum dia para o outro, como por milagre, de 15 para 16 de Outubro. Apenas ficou a marca da micose, que ainda não estava totalmente curada, mas que já não era problema. Como se vê na foto abaixo.

Estas 2 fotos foram tiradas com intervalo de 14 dias. A de cima documenta o aspecto da micose (ainda não totalmente curada) quando a dermatite desapareceu, dum dia para o outro.

As marcas da minha micose, depois de curada.
Como se pode ver, a micose ficou quase confinada à área inicial. São perceptíveis 2 ou 3 marcas de tentativas de propagação, só. Porém, há uma área afectada por despigmentação (que é, dizem, outro tipo de micose) que eu julgo ter sido provocada pelos tratamentos e que vai demorar a recuperar...

Mas voltemos ao tratamento da micose:
Quando o inchaço do braço e a vermelhidão (a dermatite) começaram a aumentar, fui à farmácia comprar uma pomada de cortisona.
Por azar, venderam-me uma pomada cuja literatura avisava para a eventualidade de ALERGIA ao excipiente. Para além disso, não conseguia espalhar a pomada no braço, ficava em pasta e não podia massajar devido à dermatite... Fui comprar o creme que é mais fácil de espalhar, o farmacêuitico enganou-se e vendeu-me outro anti-micótico, como só dei por isso em casa, atrasei em 3 dias o tratamento... o que é muito para uma micose e dermatite. Mesmo depois de passar a plicar o creme de cortisona, a micose não curou, nem a dermatite melhorou. Pelo contrário: a dermatite continuou a agravar-se, também por efeito da alergia ao excipiente da pomada, ou creme, de cortisona.
No dia 12 de Oututbro, terça-feira, fui à urgência do Hospital porque o meu braço não parava de inchar (via-se a pele a abrir fendas e a ficar em ferida), reagindo a todo e qualquer tipo de tratamento que eu usasse, incluindo ao chá.
A dermatologista que me viu disse-me que não era micose mas uma "dermatite alérgica de contacto". Receitou-me uma pomada de cortisona cujo excepiente é vaselina, para aplicar 2 vezes ao dia, receitou-me vaselina para aplicar 2 vezes ao dia e receitou-me um anti-histamínico, em comprimidos, (que é também ansiolítico e anti-depressivo) para tomar 3 vezes ao dia. Além disso, deram-me uma injecção de cortisona, na veia, visto que o braço não parou de inchar durante todo o tempo de espera e de consulta...
Quando cheguei à Farmácia, passados 20 minutos, a farmaceutica ficou alarmada quando lhe disse que me tinham dado uma injecção de cortisona, porque o braço não melhorou tanto quanto seria de esperar.
Até me disse que achava muito estranho. Achava que eu devia voltar ao Hospital porque alguém tinha de descobrir o que se passava com o meu braço e o porquê de a cortisona não fazer efeito.
Não posso dizer que foi tempo perdido a ida ao Hospital; a pomada que a médica receitou não me provocava reacção alérgica, pude usá-la e, certamente, ajudou a curar; mas vim de lá frustrada e desiludida. Por um lado porque esperava, tal como a farmaceutica, outro efeito da injecção de cortisona; por outro lado por a médica me ter dito que não era micose, perante uma marca tão nítida e característica e, consequentemente, me ter mandado sem qualquer outra indicação de tratamento para a micose, para além da pomada de cortisona.
Do anti-histamínico só tomei um comprimido porque, como não dormia bem, achei que talvez ajudasse. Quebrei a minha jura, antiga; de nunca mais tomar anti-histamínicos. Tive imensos problemas devido aos anti histamínicos que tomava, que não curavam nada mas que me faziam muito mal.
Tomar o anti-histamínico ajudou. Acho que dormi melhor essa noite, mas no dia seguinte não tomei e não voltei a tomar. Tomei um ou outro comprimido de Valeriana, (de manhã porque a Valeriana não me deixa dormir) para substituir o anti-histamínico.
Quanto à injecção de cortisona percebi, no dia seguinte, o motivo pelo qual não fez efeito: tinha uma nódoa negra, sub cutânea, dura, no local onde levei a injecção, que doía ao passar o dedo...

Quando fui à loja de produtos naturais comprei alguns óleos essenciais (essências) anti micóticos, para mudar o tratamento, uma vez que tudo o que eu tinha usado até então me provocava, agora, reacção alérgica.

Depois desta primeira ida ao Hospital fiz o tratamento receitado pela médica (excepto o anti-histamínico) e passei a usar as essências como anti-micóticos, porque tinha a certeza de que isto era micose e não ia deixar de tratar só porque a médica dizia que não era micose. No intervalo dos tratamentos aplicava um creme para bebé, que me indicaram como sendo muito bom para aliviar nestas situações e que, realmente, me aliviava imenso, refrescando. Este creme diz que é 97% de origem natural...



Os óleos essencias (e outros) que usei como anti-micóticos.

Nos 2 dias seguintes o inchaço do braço diminuiu, mas a dermatite continuou a alastrar e chegou quase ao ombro.
Pior do que isso: passei a ter dermatite no peito e no pescoço, também. O que me fez voltar ao Hospital, no dia 14 (dois dias depois) ao fim da tarde.
A médica que me atendeu desta vez, achou que todo o tratamento estava errado, que a pomada de cortisona receitada pela outra médica era muito forte; receitou-me outra pomada de cortisona para aplicar 2 vezes ao dia, e uma pomada hidratante (muito boa, por sinal) para aplicar também 2 vezes ao dia. Nos intervalos, se necessário, podia continuar a usar a vaselina.... E receitou-me mais 2 anti-histamínicos diferentes.
Ah! E também disse que não era micose... Ainda lhe perguntei se tinha a certeza, se achava que eu não necessitava de me preocupar com contágios, mas a resposta foi peremptória: - "Não!"
Na verdade, quanto ao pescoço e ao peito, era evidente que se tratava de dermatite e não de micose e, por isso, eu quiz acreditar na médica e duvidar do meu instinto. Eu tinha a certeza de que tudo começou com a micose mas, em vista da reafirmação (clínica) de que não era micose, acreditei que esta já estaria curada e que apenas subsistia a dermatite... e abrandei muito o tratamento da micose (à excepção da aplicação da pomada de cortisona que também ajuda a tratar micoses). Também era óbvio que, no braço, não era a micose que se espalhava, não tinha aspecto de micose. O meu receio era que a micose se espalhasse, "apanhando a boleia" e por isso não conseguia deixar de aplicar o tratamento anti-micótico. A micose, realmente, tentou espalhar-se, as marcas são bem denunciadoras... mas, felizmente, não conseguiu progredir muito.

Apesar desta alteração no tratamento a dermatite não melhorou. Dois dias depois apareceu-me também na cara, que ficou inchada e vermelha, dum lado (do lado esquerdo, como era fatal que acontecesse segundo a teoria da naturista, baseada nos princípios da medicina tradicional chinesa...).
No dia 15, sexta-feira, à tarde, "bati no fundo": sentia-me muito doente e completamente perdida. Estava com a cara inchada, a segurar um saco de gelo encostado à cara, mas sem vislumbrar qualquer alívio ou forma de o conseguir.
Tive sintomas de todo o tipo de doenças; até me doía o braço parecendo zona (provavelmente era zona que aproveitou para se instalar). Sentia-me muito mal!
Achei que não tinha alternativa: teria de voltar ao Hospital. Mas comecei a pensar nas hipóteses de tratamento no caso de ir ao Hospital e temi as consequências: Não me queria ver encharcada em cortisona e a padecer os respectivos males; idem para os anti-histamínicos.
Quando pensei que teria mesmo de voltar ao hospital lembrei-me de que não tomara os anti-histamínicos e tomei um comprimido.
Logo a seguir arrependi-me. Achei que aquilo só iria fazer-me mal e piorar a situação. Então decidi tomar 2 gotas de essência de niaouli (melaleuca viridiflora), que é muito boa para as alergias e não só; e a seguir fui ao meu cacto Aloé, o maior (Aloé Barbadensis), colhi uma folha grande, descasquei-a com muito cuidado de modo a ficar com as 2 partes da casca inteiras, coloquei a polpa do Aloé no copo da batedeira, juntei sumo de laranja natural (que era o único que tinha; costumo fazer com sumo de maçã), juntei uma maçã, com a casca, partida aos bocados, bati muito bem e bebi duma só vez.
Depois peguei nas duas partes da casca, cortei à medida do pé, coloquei dentro das meias, debaixo dos pés e "fui à minha vida" andando sobre as cascas do aloé durante várias horas (mais de 6 horas).
Foi remédio santo! No dia seguinte a dermatite tinha desaparecido completamente: da cara, do peito e pescoço, do braço; 


e o meu braço tinha o aspecto que se pode ver nesta foto...

Na foto é visível que a micose ainda não estava completamente curada, ao contrário do que eu cheguei a pensar e contrariando a afirmação das médicas dermatologistas do Hospital, de que não era micose: era micose e continuava a ser...

Esta foi a terceira vez que fiz e tomei o batido da folha do Aloé. Já tinha feito esse batido, por duas vezes durante este tratamento, mas não tinha colocado as cascas da folha debaixo dos pés, usei-as para passar na micose.
Quer o creme de Aloé, referido acima, quer as cascas das folhas do Aloé nunca me provocaram reacção alérgica. Não usei com mais regularidade porque me parecia que não obtinha, na hora, o alívio desejado.

Continuei a tratar a micose, agora principalmente com os óleos essenciais e com os cremes e as pomadas receitadas no Hospital, voltei a aplicar o alho, durante cerca de uma hora, só, de cada vez... e não voltei a ter problemas com a reacção à micose, ou ao tratamento.

Passados alguns dias aproveitei uma visita à veterinária e mostrei-lhe o braço. O diagnóstico saiu, espontaneamente e em tom algo alarmente: era micose, a marca é bem característica... e ainda não estava curada (a veterinária já teve este tipo de micose 2 vezes). Ainda ouvi um raspanete porque, como estava calor (àquela hora do dia) eu ia de manga curta e a veterinária achou que eu devia ter mais cuidado com os contágios (dos outros), devia "usar uma manguinha que me ficava muito bem". Ainda balbuciei uma desculpa dizendo que perguntara isso mesmo à médica do Hospital, que me respondeu que não. Mas, quando lá voltei, levei uma manguinha...

Quanto à resposta da médica do Hospital, a veterinária desculpou-a dizendo que ela, certamente, nunca tinha visto, não conhecia... (Mas isso é assim? Se não conhece, se não sabe, não diz que não é necessário ter cuidado com contágios... Afinal de contas a médica dermatologista é ela; tem obrigação de conhecer as doenças que afectam a pele das pessoas e deve recomendar os cuidados necessários para evitar os contágios; faz parte da sua função... E eu confesso que cheguei a acreditar que não era micose, que a micose já tinha passado, porque as 2 médicas me disseram o mesmo...)

Conclusões:
De tudo o que fica dito (e da minha experiência) pode-se concluir:
1. As micoses são difíceis de curar, têm grande resistência aos tratamentos e ainda por cima têm a capacidade de "molestar" a pele de modo a sensibilizá-la e provocar enormes dermatites. Ou então teremos de concluir que todo e qualquer tratamento para micose afecta a pele e é susceptível de provocar dermatite, em casos de pele mais sensível. Ou então podemos concluir que, nos casos em que ocorre, a dermatite resulta do "esforço" da pele para  combater a micose (suscitanto uma maior actividade bacteriana???)
No meu caso, constatei que a sensibilização e intolerância da pele se restringia, no início, à área afectada pela micose e zonas adjacentes. Experimentei usar um gel refrescante, para pernas cansadas, na micose, depois do tratamento, mas a reacção alérgica foi imediata. Todavia, logo a seguir, aproveitei o gel que restava na saqueta e apliquei-o nas pernas; não houve qualquer reacção alérgica.
2. As micoses têm de ser tratadas e curadas. Mesmo nos casos mais complicados, dão trabalho, mas são possíveis de curar, desde que com o tratamento certo (mas eu não sei dizer o que me curou...).
3. Em caso de ocorrer dermatite, não desespere. Pode abrandar um pouco o tratamento da micose e cuidar da dermatite, porque curará a micose de igual modo.
4. Antes de começar a tratar uma micose tem de ter um diagnóstico concreto. Se aplicar um tratamento para micose a uma afecção doutra natureza pode só conseguir complicar as coisas. Assim como só vai conseguir complicar as coisas se aplicar um tratamento para infecção bacteriana numa micose. É também por isso que é tão desesperante ver os especialistas (os médicos dermatologistas) falharem nestas coisas. Não pode ser! Os sistemas de saúde têm de funcionar de modo a tratarem as pessoas atempadamente e de forma adequada. É para isso que existem.
5. Quando trata uma micose, ou uma infecção doutra natureza, tem de ter cuidado e de saber avaliar se a micose não passou a infecção (devido ao excesso de tratamento) e vice-versa; para parar o tratamento a tempo e não complicar demais a sua vida.
Os tratamentos naturais (com plantas e seus preparados) são mais fiáveis e menos arriscados, nestes casos. A maioria das plantas são anti-micóticas e anti-bacterianas, ao mesmo tempo e, por isso, a ocorrência de micoses em resultado de tratamentos para infecções, ou de infecções em resultado de tratamentos para micoses é muito menos provável. No entanto, para micoses devem escolher-se as plantas com actividade anti-micótica mais acentuada, de modo a tornar o tratamento mais eficiente. E, para infecções, escolhem-se as plantas com actividade predominantemente anti-bacteriana...
Tenho outra história, de micoses, para contar... ilustrada pela foto abaixo


Este braço não é o meu. è duma outra pessoa que também apoanhou micose, pouco tempo depois de mim, porovavelmente no mesmo local e pela mesma via de contágio...

Esta micose esteve cerca de 15 dias sem tratamento e só quando começou a alastrar e afectou o outro braço também é que a pessoa foi ao médico. Há mais de 3 semanas que esta micose está a ser tratada, PELO MÉDICO Dermatologista... com antibióticos.
A pessoa afectada diz que a "infecção" já esteve pior. Eu não sei porque só agora a vi. Diz que está a melhorar... mas a mim não me parece que este seja aspecto admissível para uma infecção com 3 semanas de tratamento. As infecções curam-se em muito menos tempo... portanto, só resta a explicação de "isto" ser o que parece: ser micose... e estar sem tratamento adequado; por isso não cura... Este doente é daqueles que só faz o que o médico manda...

Parece que os médicos dermatologistas, em Portugal, desconhecem o que é micose e não sabem identificar, nem mesmo quando as marcas são bem características, inconfundíveis... Mas nem têm dúvidas, não mandam analisar e verificar se é, ou não, micose.

Este médico mandou fazer "Exame bacteriológico" (com cultura) e teste de sensibilidade aos anti-bióticos..
Mas se não for bactéria, se calhar o Exame Bacteriológico não adianta...

Atenção Senhores (e Senhoras) Médicos Dermatologistas (em Portugal)! As fotos que se apresentam, AQUI, são de micose... inconfundível até pelo aspecto bem característicos. Os senhores não podem continuar a pôr em risco a saúde pública, quer deixando as pessoas afectadas sem o tratamento adequado, quer não prevenindo para as possibilidades de contágio e não prescrevendo, igualmente, as medidas necessárias para evitar os contágios, de terceiros ou dos próprios doentes.

Tratamentos para micoses
1. Encontrados na NET:
a) Tratamento: Segundo Dr. Degmar, usar: Pau D'Arco ou Ipê-roxo (Tabebuia avellanedae), entrecasca, decocção, tintura; Barbatimão (Stryphnodendron adstringens), entrecasca para uso externo só, decocção; Tea Tree ou Melaleuca (Melaleuca alternifolia), óleo para uso externo; Cajuru (Arrabidea chica), folhas, infusão, uso int. e ext.; Arruda (Ruta graveolens), folhas, tintura par uso ext. principalmente nas unhas; Calêndula (Calendula officinalis), flor, tintura; Capuchinha (Tropaeolum majus), planta toda, uso int. e ext.; Cravo-da-índia (Eugenia caryophillata), óleo essencial, aplicada somente na unha para onicomicoses; Neen indiano (nim), Azadiracta indica), planta toda, (NA: óleo da semente), uso tópico; Tomilho (Thymus vulgaris), planta toda, óleo essencial rico em timol. Manter o local afetado sempre seco.
b) Quando for se deitar misture o sumo (suco) de alho, cebola, limão, alfafa e azeite (de oliva), aplique sobre o local e deixe até o dia seguinte.








APELO!
Participação Cívica e Direitos Fundamentais:
-- Assine a petição AQUI, ou AQUI ou AQUI, ou AQUI, ou AQUI


53 comentários:

  1. Também tive esse problema, fui no médico e o mesmo receitou uma pomada comercial anti-micótica. Piorei, a micose se espalhou. Interrompi o uso do antimicótico e melhorei.
    Até onde sei, micose não tem relação com sistema imunologico, pois o sangue não alcança a superfície da pele. Micose tem relação sim com a saúde da pele. Importante evitar banhos quentes e lavar exageradamente. A pele tem um sistema de defesa próprio e este sistema precisa ser respeitado.
    Outro detalhe importante é que os fungos tem um ambiente próprio, quente e principalmente umido. Me parece que devemos evitar deixar eles num ambiente agradável.
    Sugiro pesquisar sobre cuidados com a pele.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. oii MAS OQUE VC USOU DEPOIS DESSA POMADA QUE NAO DEU CERTO ?

      Eliminar
    2. Eu não sei o que este "anónimo" usou depois da pomada, mas se procura um tratamento que dá certo mesmo então eu recomendo que pise alguns dentes de alho, junte azeite ou óleo, junte uns quantos cravinhos (há quem recomende juntar limão também) e deixe macerar durante 3 dias; depois aplica o óleo 3 vezes ao dia e deixa ficar. Se não pode esperar 3 dias, leve ao lume e deixe muito baixinho até aquecer o azeite; deixe durante 2 minutos, apague, deixe repousar durante 30 minutos e pode usar esse azeite ou óleo. Tenha em conta que, submersa em óleo ou azeite, a micose não sobrevive... Portanto deve manter-se sempre tapada com óleo, azeite, vaselina, ou qualquer outro creme ou preparado muito gordoroso...
      Cura rapidamente.

      Eliminar
  2. A maioria dos produtos naturais que se tomam para o sistema imunológico melhoram, consideravelmente, a saúde e o aspecto da pele. Tudo tem relação com o sistema imunológico embora, nestes casos, se deva dar especial atenção aos alimentos que melhoram a saúde da pele, mas a dieta também é importante porque a pele é um órgão (o nosso maior órgão) eliminador de toxinas que afectem o organismo e isso deve evitar-se que aconteça nestas situações porque as micoses atacam com mais facilidade a pele afectada...
    De facto, nestes casos, um dos passos mais importantes para a cura é o que se faça para melhorar a saúde da pele. É por prejudicarem a saúde da pele que os anti-micóticos não curam... Essa filosofia de tratamento é errada.
    Quanto ao ambiente que os fungos preferem, a gente não pode evitar sermos mais húmidos do que o meio ambiente seco, na fase de maior calor... foi assim que peguei a minha micose... e é assim, julgo eu, que se contraem a maioria das micoses mais graves. Há que ter algum cuidado no contacto com os ambientes de possível contágio, nessas alturas do ano, sendo certo que a maioria das generalidades que se dizem acerca são apenas isso mesmo: generalidades!
    Para a cura, para além dos cuidados já recomendados, há que aplicar um tratamento tópico eficaz, desde o início, com persistência e paciência, sendo certo que a micose cura tanto mais facilmente quanto mais cedo se começar o tratamento. Uma micose instalada é muito mais difícil de curar do que a micose que esteja no início, daí a grande importância dum diagnóstico exacto e confiável o mais cedo possível.
    Há micoses e MICOSES. Estou a falar de micoses agressivas como a que eu tive, que afectam a pele e a nossa saúde gravemente. Há outras micoses que a gente quase nem dá por elas, que afectam quiando temos algum problema na pele, mas que desaparecem com o desaparecimento desse problema.
    Não podemos esquecer que nós convivemos, todos os dias, com os fungos e que alguns até fazem parte do nosso organismo. Do meio ambiente fazem parte, com certeza...

    ResponderEliminar
  3. Sua dermatite de contato aconteceu pelo tanto de porcaria que você passou na micose.
    Se tivesse ido ao médico e se tratado corretamente não teria sofrido tanto!

    ResponderEliminar
  4. A MINHA FILHA TINHA ESTA MICOSE LEVEI A UM MEDICO E PASSOU MUITOS REMEDIOS NEM UM FEZ EFEITO , COMPREI SPORORATATIN NF DE 500 MG E DEI DURANTE 80 DIAS E CUROU AS MICOSES SE NAO FIZER O TRATAMENTO DIREITO A MICOSE VOLTA E COMEÇA TUDO DE NOVO.

    ResponderEliminar
  5. Eu tive esse problema quando tinha 15 anos e foram-me receitados pelo médico um gel de banho e um champô que não tiveram grande resultado mas as impinges desapareceram, agora quase seis anos depois apareceram-me duas na cara uma de cada lado.

    Ana Santos

    ResponderEliminar
  6. Viviane Rosa18/5/11 19:39

    Quero agradecer!Minha filha apareceu com impingem e não não sabia o que fazer,procurei no google e achei este blog,pois bem comprei a folha de mandioca e fiz o chá tem quase uma semana que ela está usando e a impingem está secando e rápido..muito obrigado pela dica.
    A impingem estava ficando grande e feia,pois ela estava coçando e crescia cada vez mais..agora está sumindo.

    ResponderEliminar
  7. quero curar uma micose na virilha e sou de portugal n encontro folha de mandioca vc me aconselha o que?bjs

    ResponderEliminar
  8. Naty...

    Também tive esse problema,mas como não sabia como tratar,resolvi usar uma pomada vaginal...foi tiro e queda,em menos de uma semana minha micose sarou.

    ResponderEliminar
  9. Olá, eu também peguei uma tinea coporis que coçava demais na virilha e estou lutando a mais ou menos uns quatro meses contra ela.Como em minha cidade não tem dermatologista fui a um farmaceutico que passou uma pomada que não resolveu.Aí tive que ir ao médico em outra cidade e a dermatologista passou comprimidios de fluconazol 1 por semana durante 4 semanas e um creme para passar somente po 15 dias.No começo pensei que ia sarar, pois secou um pouco e parou mais de coçar,mas a tinea parou de coçar na virilha e subiu para regiao dos seios e ainda coça um pouco,porém não sarou completamente.não sei mais o que fazer,pois falei a médica que a tinea tinha voltado e ainda coçava e ela mandou usar o nesmo creme por 15 dias de novo, mas mesmo passando o creme a tinea não some.Achei que ela mandou passar o creme como se estivesse sem paciencia e quezesse se ver livre de mim não si o que faço,

    ResponderEliminar
  10. Olá,Biranta olhei pela primeira vez o seu blog no dia 07/09 e achei muito interessante,meus parabéns,a questão e sobre o aspartame,é certo dizer que todo refrigerante light e adocante artificiais tem aspartame?Seria o sorbitol um derivado do aspartame?desde já agradeço.

    ResponderEliminar
  11. já tive e curei rapidamente com semente de cajú. raspe a semente com uma faca até brotar o óleo. passe o óleo no local de manhã e a noite, por dois dias consecutivos. obs: proteja a mão com um plástico.

    ResponderEliminar
  12. Luis Palma!
    Agradecemos muito a dica. Nestas coisas todas as dicas são preciosas.

    ResponderEliminar
  13. Debby!
    Não cuspa para o ar.
    Depois disso já tive coisa semelhane mas bem pior do que dermatite de contacto, SEM TER PASSADO NADA NA PELE. O problema é outro. O meu eu conheço e o seu também. O seu é cretinice e primarismo.
    Além disso, antes de escrever asneiras, leia o que está escrito. EU FUI AO MÉDICO e foi "pior a emenda do que o soneto" e não foi só comigo. Se você é médico(a) devia era pensar que, se eu não tivesse carradas de motivos para NÃO IR AO MÉDICO, ia ao médico. Mas as pessoas como você são mesmo assim: a culpa é sempre das próprias vítimas, dos outros, de quem tem os problemas... Isso chama-se "condicionamento psicológico NAZI".
    Vá-se curar. Isto aqui é um blog de Remédios Caseiros. Se você vai ao médico o que anda aqui a fazer?
    A destilar o seu veneno?

    ResponderEliminar
  14. olá eu fiz um preparo de Carqueja amarga, boldo com 1/2 doce de pinga isso pode ser abortivo? tomei 5 colheres da tintura de cravinho puro sem adicionar na água mais não senti nada ate agora será que poderia me ajudar??

    ResponderEliminar
  15. Tenta renovar seu tecido eptelial usando um acido esfoluante que tal esmagar aspirinas e esfoliar a pele com acido acetil salicilico se der certo comenta ai mas esfoluacao com acidos mata os funguinhos pode ter certeza!

    ResponderEliminar
  16. O alho funciona pq ele tem um acido que esfolia a pele tenta acido citrico de frutas citricas tbem serve pra renovar a cutis

    ResponderEliminar
  17. CARAMBA NAO E QUE FUNCIONA ESMAGUE ASPIRINAS ACIDO ACETIL SALISILICO MISTURE UM POUCO DE ETER ALCOLIZADO 35% aplique Sobre a regiao E ESFOLIE A AREA O ACIDO VAI MATAR OS FUNGOS E ASFOLIACAO REMOVE A PELE MORTA NAO PRECISA PRECIONAR COM FORCA NAO EM QUESTAO DE SEGUNDOS DESAPARECEU A VERMELHIDAO NAO ARDE NADA DEPOIS QUE O PO DAS ASPIRINAS SECAR SOBRE A AREA APLIQUE O ETER SOBRE O PO MAS NAO REMOVA DEIXE O ACIDO AGIR NA PELE EXTERMINANDO OS FUNGUINHOS

    ResponderEliminar
  18. Então, eu tô com uma Impingem a mais de dois meses, e nada dessa porcaria sarar. E ai? =[[[

    ResponderEliminar
  19. Boa dica (esfoliar). No meu caso o maior problema foi a dermatite alérgica... e isso tem que ver com a saúde da pele; isto é: tem que ver com os cuidaddos alimentares, flora intestinal, bom funcionamento do intestino, aporte correcto de proteínas... Depois disso já tive de fazer todas essas correcções devido à repetição do "quadro clínico" sem causa externa e SEM MICOSE.

    ResponderEliminar
  20. Anónimo que está com inpinge há mais de 2 meses!

    Leia os comentáerios que encontra várias dicas úteis.

    ResponderEliminar
  21. Ola amiga. Olha eu estou cm quase todo o corpo coberto por um fungo.. Que nem imagino cm peguei so que no meu parto ela apareceu pequenas manchas.ha um ano e meio cm eu nao enchergava.. O meu medico falou na hora da meu parto e todos começaram a rir de mim eu cm muita dor n me defendi ...depois em casa que percebi as manchas..ate hoje n chego mais perto de um hospital nem medicos...me senti muito humilhada..

    ResponderEliminar
  22. Percebo muito bem o que sente. Trate-se! Há aí vários textos sobre micoses com algumas dicas. Vá se cuidando que consegue curar.

    ResponderEliminar
  23. pólvora com Limão é a solucãO. TEVER um tempo em minha vida que começou com uma impinge na minha costa e foi espalhando, quando fui ver tinha mas de dez, a minha pegou um objto e começou a irrita a impinge quando elas estavam vermelha passou a polvora com limão, graças A Deus fiquei curado sem manchas no corpo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olha em quanto tempo a polvora teve resultado e quantas veses ao dia vc passou e estava grande as impingem?? obrigada estou desesperada mesmo

      Eliminar
  24. Olá, queria saber o que posso usar para micose no pescoço e nas costas, o que é bom realmente. Já usei muitas pomadas com cetoconazol mas ñ deram resultado. me ajude

    ResponderEliminar
  25. Anónimo1/4/12 05:31

    impingem: pomada TOPISON(furoato de mometasona) - passar várias vezes ao dia - demora uns dias para sarar

    ResponderEliminar
  26. No início deste texto tem ligação para 3 outros que falam sobre tratamentos para micoses.
    Quer nos comentários desses textos, quer nestes comentários, encontra também várias dicas...
    Certamente alguma das dicas vai ser útil, EU GARANTO.

    ResponderEliminar
  27. Estou com o corpo cheio de machas fui no hospital a semana passada e a medica falou que era tinea a famosa impige e receitou a pomada cetaconazol so que em vez de melhorar piorou parece que se espalhou mais ainda e estou com arlegia na pele,a esqueci de fala estou amamentado minha bebe tem 2 meses, hoje eu estava pequisado na internet outras doenças ,e vi sobre a herpes gestacional,que se dá ou na gestacão ou logo apos o parto sera que eu não estou com herpes´gestacional

    ResponderEliminar
  28. Nossa Gente, quantas dicas! Eu já tive quando criança e voltei ater esses dias. Para evitar que aumente passe caneta bic ao redor da micose, assim ela não cresce. Mas para matar de vez eu usei desisfetante, coloquei um poko num chumaço de algodão e esfreguei, a coceira passa na hora e em 3 dias sumiu !! Mas para garantir cintinuei passando no local, sempre depois do banho por uma semana.

    ResponderEliminar
  29. Euu to usando esmalte ' vms ver se dar certo :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tbm tenho isso e estou usando esmaltem, ate agora esta funcionando!

      Eliminar
  30. Muito Provavemente você está com herpes gestacional sim. Não use, em caso algum, o cetoconazol. Até vai fazer mal para o bebé que mama.
    Passe aloé ou babosa, faça chá de camomila, melissa e flor de sabugueiro para tomar e para lavar as manchas... para a comichão faça um preparado com azeite e alho, juntando umas quantas cabeças de cravinho... Espero que as sugestões ajudem.
    Se as suas manchas fossem de tinha, impinge, teriam de ter, forçosamente, a forma e aspecto da mancha destas fotos.
    Cuide da sua alimentação, da flora intestinal, etc.
    Tem ai um texto sobre herpes que talvez possa ajudar também.

    ResponderEliminar
  31. Tenho, pelo o que parece, a mesma micose mas sem a parte branca. Faz muito tempo mesmo que reclamo mas nao tomo iniciativa. E hoje fui a famarcia e ele me disse que era Tinha, porem o medico ta marcado para daqui a 20dias, até lá ja pioro. Me dá muita coceira e arde, nao sei o que faço, fora que estou com medo ja que o farmaceutico disse que pode passar para o corpo inteiro. Queria uma ajuda que funcionasse mesmo, obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu também /tenho tinha e não sei o que façço

      Eliminar
  32. Ione 10008/5/12 14:56

    ola biranta, muito interessante seus comentários, eu estou com tinea bem parecida com a tua,a mais de 1 ano, mais cresce a cada dia, pela segunda vez que vou ao medico, ele passa a mesma coisa,40 dias de cetaconazol via oral, e pomadas ante-micotícas,isso me faz muito mal, pois os efeitos colaterais são muitos, e não resolve nada, pelo que notei, esses merdas só sabem passar cetaconazol, ou algo do tipo para todos,vou partir para os remédios caseiro, tomara que eu tenha exíto como vc, agradeço palas dicas.

    ResponderEliminar
  33. Sempre ouvi falar que alcool com enxofre cura micose,portanto o comentário de nossa maiga aqui qie dia diz que foi curada com limão e pólvora tem tudo a haver,pois o limnão substituiria o alcool e a pólvora tem carvão,sal e enxofre.
    Faz sentido.
    www.eduyan.com.br

    ResponderEliminar
  34. eu to com uma na barriga a mais de 15 dias o que eu faço?
    nebacetim funciona?

    ResponderEliminar
  35. Anónimo8/8/12 02:39

    Eu esto com isso é ja esta me incomodando Muito esta Grade No Meu Pescoço..

    ResponderEliminar
  36. estou a duas semanas com pequenos impinge mas nao cosa tanto o farmaceutico passou uma pomada mas a melhora so dura tres dias depois .

    ResponderEliminar
  37. Eu tenho constantemente e o melhor e mais barato tratamento e usar violeta genciana 1,50 o vidrinho na farmacia. E nao deixa mancha na pele quando cura. So nao impede de voltar. Mais para nao ir adiante e nao manchar e o melhor produto com certeza.

    ResponderEliminar
  38. Anónimo6/9/12 22:25

    O coisinha chata essa bosta de micose viu... tive uma na perna, acima do tornozelo, na parte de tras...
    Matei a micose em alguns dias(nao de um dia pro outro, primeiro entrei na onda do anti-micotico.. aff terrivel parei no quinto dia pq nao vi resultado...dai pensei.. quer saber, vou entrar nos remedios caseiros... entao duas vezes ao dia por uns 5 minutos de vinagre, limao e sal e logo em seguida esperava um pouco e passava vaselina... ok, matei a micose. dai me veio a segunda bosta.. a dermatite!(acho q acaba sendo pior do q a micose em si) eh sempre assim.. sua pele fica toda fudida! sei q fiquei nesse lere lere por uns 3 meses!
    Ou seja... nunca perca as esperancas! E sempre use um bom hidratante...sempre!

    ResponderEliminar
  39. olá, mto bom tirei muitas dúvidas, estou há um ano com esta micose, médicos?pra que ñ solucionam o problema. Hj marquei consulta só tem p daqui 30 dias. vou tentar tratamento caseiro. Obrigada pelas dicas, valeu! Abraço

    ResponderEliminar
  40. Biranta,
    1º - parabéns pelo blog.
    2º - Colega, me salve!..rs
    Vou contar tudo que vem me acontecendo a poucos mais de 3 semanas.
    Derrepente comecei a sentir os olhos lagrimejarem muito e ficam vermelhos com facilidade. Dias depois começaram em algumas partes escamar, pensei que fosse de tanto coçar porque também coçavam muito. Desconfiei estar com conjuntivite mas eu já tinha sofrido dessa enfermidade e apesar de tudo incomodar muito, não chegava aos pés do que causa a conjutivite propriamente dita.
    Em seguida meus lábios começaram a ficar violentamente ressecados e inchados. Foram abrindo fissuras por todo ele, mas não tinha secreção, só ardência. Era como se eu tivesse sido vítima de forte insolação.
    A pior parte vem agora, apareceu inicialmente um pedaçinho ressecado também na aréola do meio seio direito, não dei importância praticamente nenhuma e fui surpreendida pela rápida proporção que ele se formou, muito parecido mesmo com as fotos que apresenta aqui.
    Sempre tive aversão a médicos mas quando isso apareceu eu fiquei apavorada, fui a uma médica clinica que no fim me confessou também ser dermatologista. Ela me esclareceu que se tratava de lesões diferentes. Diagnosticou a irritação dos olhos e bocas e até algumas coceiras que foram surgindo no corpo, como provenientes de alguma reação alérgica mas não foi feito exames para esclarecer exatamente ao quê. Desconfio que tenha sido a Sibutramina que tinha passado a tomar a cerca de uma semana mas já tinha suspendido a 4 dias.
    Quanto a lesão no seio ela disse que era uma coisa totalmente independente e se tratava de fungos tipo de impinge. Fiquei arrasada! Nunca tive nada parecido e sempre tive tanto nojo, sempre interliguei esse problema a falta de higiene pessoal e fui acometida a entender que não necessariamente é assim.
    O fato de ter surgido exatamente nessa região me fez ser muito mais displicente pois minha sensibilidade é pouquíssima no seio em geral.
    Hoje esta no seu estagio mais avançado este troço e já atinge até o bico do peito, esta na proporção dessa foto do seu amigo ou amiga de Portugal e mina muito, o que antes não ocorria.
    A medica me receitou PRELONE, dois comprimidos ao dia, que acabou em 5 dias e 4 comprimidos de fluconazol, sendo 1 por semana, tomei ontem a segunda dose e também uma pomada (fungirox) para passar na lesão.
    A boca e os olhos melhoram praticamente 100%.
    Hoje, uma semana depois de estar sendo medicada, meu olho voltou a coçar um pouco e meu lábio no canto esquerdo inferior parece ter inchado um pouco tb.
    Mas o que esta de verdade me incomodando é essa lesão esquisita no seio, eu lavo constantemente seco e observo que a região fica meia escamada, um orificiozinhos que minam um líquido transparente, é como se a pele chorasse. Venho passando a Fungirox todos os dias principalmente a noite que é a hora que mais coça e mina mas não tenho percebido evolução nenhuma.
    Nossa, foi um livro que escrevi, me desculpe mas é que já estou desesperada.
    Não sei se é psicológico, mas venho sentindo coceiras leves e sem frequência de local, mas que esta me assustando. Estou apavorado disso sair em qualquer outra parte do meu corpo.

    ResponderEliminar
  41. ImPingem Pega?

    ResponderEliminar
  42. gostaria de saber se o desefetante passa quantas vezes no dia?
    pode sair no sol?por favar me responda!agradeço desde ja

    ResponderEliminar
  43. Segredo...
    Cuide da sua saúde em geral, pode ser que esteja perdendo imunidade.
    Durma corretamente, no mínimo 8 horas de sono -- com qualidade.
    Alimente-se bem. Evite gorduras.
    Banho por 10 minutos na região afetada -- tipo compressa ou ir jogando com a mão -- 1 comprimido de permaganato de potássio diluído em 4 litros de água morna. 3 Vezes ao dia.
    Cara é preciso uma pomada hidratante de ótima qualidade. Que 20 minutos após banho de permaganato de potásio, vc aplica na região afetada.
    Não pare e não desista. Se a sua micose tiver pequenas bolhas... Antes do banho é preciso aplicar pasta de água na região afetada. Fique com isso durante 30 a 40 minutos. Só então retire a pasta dágua com banho normal. Enxugue. E vá para banho com permaganato de potássio.
    Eu tive micose das feias mesmo... Atingiu os dois pés, a peles descolou e liquido chorava do meu -- minava... e mais e mais descolava a pele. Meus pés incharam. A dor era muito grande, pois meus pés estavam febril. Esse tratamento foi excelente.
    Durou 2 meses. Mas valeu.
    Bom aqui está minha experiência de vida.
    E desde já procure imediatamente um dermatologista.
    Pois o meu tratamento foi ministrado por uma dermatologista.

    ResponderEliminar
  44. Eu curei a minha micose com pingos de vela, pois como a lesao e superficial, creio que cauteriza e mata os fungos!

    ResponderEliminar
  45. Anónimo3/4/14 15:46


    use piroxdo de hidrogenio (agua oxigenada v10) de farmacia uso externo ,coloque em um recipiente de sprey e aplique, micose falta de oxgenaçao na pele entre as pernas eu usei e deu certo.

    ResponderEliminar
  46. estou com o mesmo problema,estou com uma tinea corporis a alguns meses demorei um pouco para ir ao dermatologista quando fui ela disse que era uma dermatite de contato e me receitou corticoide (prednisona), 5 dias depois ja tinha aumentado sentia dores e tinha piorado muito ,voltei lá e ela nem sabia o que me dizer chamou uma outa médica na hora ela disse que era tinea me receitou terbinafina 250g 14 comprimidos , ja havia melhorado bem ,2 dias sem o comprimido voltou a dar alguns caroçinhos voltei lá e ela passou mais 14 comprimidos de terbinafina só consegui tomar 6 dessa nova caixa tive muitos efeitos colaterais com o medicamento oral,nauseas ,falta de apetite, diarreia ,incomodo na garganta, fraqueza bom decidi nao tomar mais pois realmente melhora mais mexe com o organismo agora ainda tem a marca e alguns caroços internos mais decidi tentar por algo mais natural e vou continuar com a pomada icaden creme, espero que melhore pois realmente é muito doloroso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Use alho localmente (misturado com óleo ou azeite) e chá de arruda... È melhor que todos os comprimidos.
      Deve continuar tratando até desaparecer tudo; até estar tudo seco.
      Boa sorte!

      Eliminar
  47. Eu já tive impigem alguns vezes na vida porque cuido de animais resgatados da rua, e SEMPRE uso a pomada Drenifórmio (fludroxicortida 0,125 mg/g + clioquinol 30 mg/g), Laboratório BIOLAB. A melhora é quase imediata, já não coça mais e com poucos dias eu fico curada. Minha dermatologista receitou há mais de 10 anos e eu uso até hoje. Façam o teste.

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Um recado importante para quem procura Plantas Abortivas.
NÃO ESCREVAM COMENTÁRIOS com PERGUNTAS nos espaços de resposta a outros comentários. PORQUE EU NÃO CONSIGO ENCONTRAR ESSES COMENTÁRIOS NEM RESPONDER, MESMO QUE QUEIRA.
E ainda tenham em conta que:
Há vários textos neste blogue sobre o assunto. Os 2 textos mais visitados e que aparecem mais frequentemente nas listas de buscas, "Plantas Abortivas - Comentários" e "Plantas Abortivas (II)" têm muitos comentários e, por isso, é impossível responder aos comentários que chegam porque demora uma eternidade para chegar até eles.
NÃO DEIXEM PERGUNTAS NESSES TEXTOS. NÃO CONSIGO RESPONDER NEM QUE QUEIRA.
Há textos mais recentes, com menos comentários que, por enquanto, ainda permitem responder...
Em todo o caso Leiam com atenção o que está escrito porque já respondi a tudo e porque as respostas podem demorar muito. Antes de deixar uma pergunta faça uma pesquisa no blogue com as frases que vai escrever... Talvez consiga ir directo para as respostas.